As térmitas são insectos que se alimentam de celulose, danificando por isso, estruturas de madeira, como sejam móveis, portas, ombreiras ou de qualquer outro material derivado da madeira.
Organizam-se em colónias e dividem-se nas reprodutoras, obreiras, soldados e aladas.
Existem três espécies:
Térmitas de madeira húmida
São de cor castanha e atingem entre 5 e 10 mm de comprimento. Alimentam-se de madeira em decomposição como troncos de árvores velhas ou pedaços de madeira enterrada, podendo depois de estabelecidas passar para madeira sã.
Térmitas de madeira seca
Podem atingir em adulto os 7 mm de comprimento. Têm o tórax e o abdómen pálido e a cabeça mais escura. Constroem o ninho na madeira seca, que serve ao mesmo tempo de abrigo e alimento. Expandem a colónia em todas as direcções. Por fora, a madeira pode aparentar estar sã. Com frequência são detectadas pelas bolinhas que ejectam para o exterior pelos pequenos orifícios das madeiras atacadas.
Térmitas subterrâneas
Têm o corpo largo e branco e a cabeça castanha e atingem entre 5 e 10 mm de comprimento. Constroem o ninho no solo, geralmente húmido. Na procura de alimento (madeira ou outras fontes de celulose), costumam fazer percursos à superfície.