O que é?
A Legionella é o nome de um grupo de bactérias que podem provocar algumas doenças, entre as quais a doença do legionário (uma forma de pneumonia grave) e a febre de pontiac (cujos sintomas se assemelham aos de uma gripe).
Estes micro organismos encontram-se naturalmente na água, pois é o seu habitat. O problema é que em condições ideais para a sua multiplicação atingem uma quantidade que se torna perigosa para a saúde humana.
Existem instalações que representam mais riscos para o desenvolvimento da bactéria da legionella e consequentemente mais riscos para a saúde pública: Torres de refrigeração, condensadores evaporativos, instalações de águas sanitárias quentes e frias, sistemas de água contra incendios, piscinas, jacuzzis, spas , fontes ornamentais e até sistemas de rega, entre outros.
Por isso, este tipo de instalações deveriam ter um programa de prevenção e controlo da Legionella.
Como procedemos?
Tudo começa com uma visita para identificação e caracterização das instalações que representam risco de legionella e quais os procedimentos de manutenção existentes.
Elaboramos um programa de prevenção e controlo que é feito à medida e que contém, entre outros, inspeções periodicas e procedimentos de manutenção aos sistemas de água e de climatização existentes, bem como a recolha de amostra para análise em laboratório.
Efetuamos os tratamentos térmicos e quimicos necessários e adequados conforme o programa definido e as limpezas necessárias no âmbito do plano de manutenção dos equipamentos.
Os nossos técnicos têm formação em Manutenção de instalações de risco na propagação da Legionella.
Serviço especialmente útil para:
- Hotéis
- Hospitais
- Centros Comerciais
- Empresas Industriais
- Edificios de escritorios
- Clinicas
- Piscinas
- Edificios Climatizados